SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


Um mapa de processos é uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. O Mapa de processos pode ser detalhado utilizando diversas ferramentas, como o BPM ou o Aris. A seguir, destaca-se um exemplo de mapa de processos, que meapeia uma área de Planejamento e Controle de Materiais de um armazém logístico.

 

 

Caso este mapeamento seja aplicado para a área de Suprimentos do armazém, com objetivo de padronizar as atividades, qual deverá ser documento correto que ele deverá ser anexado para, no futuro, as equipes de segurança e de controle poderem garantir ótimas inspeções de trabalho e de segurança?

 

 


Procedimento operacional padrão - IT.


Instrução de trabalho - IT.


Instrução de trabalho - OP


Procedimento operacional padrão - POP.


Permissão de Trabalho - PT

(Marque a única alternaiva correta). Os investimentos em segurança, nos armazéns, devem ser debatidos constantemente para que se previna os acidentes e a gestão da logística dos armazéns (líderes) deve ser a responsável por garantir a saúde, o bem-estar e a integridade física dos funcionários.

Mas o que fazer quando um acidente acontecer tal como mostra a Figura 12 abaixo, constante no seu livro no capítulo 3?

 

 

Figura 12. Acidentes. Fonte: Getty Images. Acervo Uniube.


A primeira ação é a verificação do acidente de trabalho. Uma análise da ocorrência. A verificação do acidente é de responsabilidade do perito que irá estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão. A comunicação, chamada de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) será efetivada junto à CIPA.


Sempre que houver uma situação de acidente, a CIPA deverá ser envolvida na resposta, assim, a primeira ação é comunicação do acidente para a CIPA e, após, inicar a verificação do acidente é de responsabilidade do perito que irá estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão.


A primeira ação é comunicação do acidente ao SESMT. A empresa deve informar, imediatamente, o acidente de trabalho (no mesmo dia ou um dia útil após a ocorrência). A comunicação, chamada de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) será efetivada junto à CIPA.


A primeira ação é comunicação do acidente. A empresa deve informar, imediatamente, o acidente de trabalho (no mesmo dia ou um dia útil após a ocorrência). A comunicação, chamada de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) será efetivada junto à Previdência Social


A primeira ação é a verificação do acidente de trabalho. Uma análise da ocorrência. A verificação do acidente é de responsabilidade do perito que irá estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão.

(Marque a única alternativa correta). A análise de risco é uma das etapas do processo de coordenação de riscos que as empresas realizam como forma de avaliação das possibilidades de acidentes ocorrerem no ambiente de trabalho. E a melhor maneira de trabalhar a análise de risco, é a inspeção de segurança.

 

Afirmação I - Os técnicos e profissionais de segurança do trabalho são qualificados pata fazer as inspeções, mas não são exclusivos. As inspeções de segurança são de responsabilidade todos dentro da empresa, pois ela é realizada por colaboração e cooperação.

PORQUE

Afirmação II - Todos os funcionários, desde os operadores até a diretoria, podem e devem auxiliar os profissionais de segurança do trabalho nas mais diversas atividades, pois são as pessoas que executam as tarefas laborativas e são elas que precisam cuidar da própria segurança. Você é responsável por sua segurança, sempre!

 

Julgando as Afirmações I e II no contexto das inspeções de segurança, pode-se afirmar que:

 


A afirmação II e a afirmação I são verdadeiras. A afirmação II justifica a afirmação I, pois a responsabilidade de segurança é de todos, ou seja, cada funcionário deve-se preocupar a com sua prórpia segurança e garantir que seus colegas também as cumpra.


A afirmação I e a afirmação II são verdadeiras. A afirmação II não justifica a afirmação I, pois a responsabilidade de segurança é de todos, ou seja, cada funcionário deve-se preocupar a com sua prórpia segurança.


A afirmação I e a afirmação II são falsas. A afirmação II justifica a afirmação I, pois a responsabilidade de segurança é do SESMT e da CIPA, ou seja, cada funcionário deve-se preocupar seu trabalho e não com a segurança.


A afirmação I e a afirmação II são verdadeiras, mas não fazem parte do contexto inspeação de segurança. A inspeção de segurança é parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho.


A afirmação I e a afirmação II são verdadeiras. A afirmação I justifica a afirmação II, pois a responsabilidade de segurança é de todos, ou seja, cada funcionário deve-se preocupar a com sua prórpia segurança e garantir que seus colegas também as cumpra.

Adaptado de ENADE 2015. Marque a única alternativa correta.

 

As ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) possibilitam às organizações maximizarem a comunicação com os diversos integrantes de uma cadeia de suprimentos, consequentemente, agregar valor aos produtos. O serviço ao cliente, componente essencial da estratégia da logística, é afetado diretamente pelos Sistemas de Informações Logísticas.

 

Para sistemas logísticos integrados e de alta performance, como e-commerce, a empresa pode utilizar uma estrutura organizacional em rede para flexibilizar processos e utilizar, ao máximo, os meios digitais. Neste tipo de estrutura organizacional, líderes e liderados podem estar em qualquer lugar do mundo e interagem em prol dos objetivos da empresa.

 

Quanto ao tipo de estrutura organizacional para empresas de e-commerce, assinale a única alternativa que caracteriza corretamente o tipo da estrutura e suas vantagens.

 


Estrutura vertical, por possibilitar maior autonomia; área de distribuição é pensada de acordo com o mercado; as tomadas de decisões são autossuficientes, o que permite respostas mais rápidas aos clientes.


Estrutura matricial, por possibilitar um ambiente mais participativo, pois depende da colaboração de muitas pessoas diferentes; liderados têm mais participação no processo de decisão.


Estrutura matricial, por possibilitar a propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área; melhoria contínua dos processos e da comunicação; além disso, à medida que a empresa cresce, a comunicação entre os departamentos enfraquece.


Estrutura vertical, por possibilitar autonomia para líderes de projetos; melhor visão do negócio; sistemas logísticos planejados por projeto e por demanda; atendimento rápido às necessidades dos clientes.


Estrutura funcional, por possibilitar propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área; melhoria contínua dos processos e da comunicação.

Marque a única alternativa correta. As cores de sinalização, em geral, são: vermelho, amarelo, azul, verde e laranja. Estas cores servem para sinalizar perigo, cuidado, avisos, segurança e atenção, respectivamente. A Figura 1, a seguir, desca um sistema de válvulas e tubulaçoes na cor vermelha.

 

Figura 1. Sinalização de um sistema na cor vermelha

 

Se estivermos caminhando em armazém logístico e nos depararmos com o sistema destacado na Figura 1, e de acordo com a NR 26, qual deve ser a interpretação de segurança para o sistema?

 


que o conjunto visto na cor vermelha são tubulações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (exemplo: óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, etc.); enquanto os tons de cinza identifica tubulações em vácuo e eletrodutos.


que o conjunto visto na cor vermelha são equipamentos inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. Além disso, o preto poderá ser usado em substituição ao branco ou combinado a este quando condições especiais o exigirem.


que o conjunto visto na cor vermelha são tubulações que contenham substância álcalis; enquanto os tons púrpuro são indicados para perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares.


que o conjunto visto na cor vermelha são tubulações que contêm ácidos, partes móveis de máquinas e equipamentos; partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas, faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos, faces externas de polias e engrenagens.


que o conjunto visto na cor vermelha são equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio e só poderão ser utilizados quando houver a ocorrência de um acidente.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) corresponde aos dispositivos de segurança de uso individual ou coletiva a ser utilizadas pelos funcionários durante as atividades laborais e ou durante a permanência dentro das áreas críticas e de risco na empresa. Os EPI são de uso individual e as empresas são obrigadas a fornecê-lo para todos e de forma gratuita. Os EPI são planejados e adequados para atender tipos de riscos, respeitando as seguintes circunstâncias:

 

  • sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;
  • enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e
  • para atender situações de emergência.

 

A partir desde conhecimento responda: Qual deve ser o EPI, a ser utilizado em armazém logístico, com o objetivo de assegurar proteção contra impactos mecânicos?


protetores respiratórios e óculos de segurança


óculos de segurança e capacetes


vestimentas de segurança e plugs de inserção


bota de couro cano alto e plus de inserção


capacetes e vestimentas de segurança

(Marque a única alternativa correta). A inspeção de segurança nada mais é do que a procura por situações de risco à saúde e à integridade física do trabalhador, ou seja, são verificações realizadas para encontrar riscos perceptíveis que estão em desacordo com normas de segurança.

Analisando trecho do documento a abaixo sobre uma atividade padrão no armazém de logística, pode-se afirmar que o documento refe-se:

 

 

 


Permissão de Trabalho


Inspeção Prévia


Procedimento operacional padrão


Check List de Inspeção de Segurança


instrução de Trabalho

Todas as empresas precisam ter em seus processos de gestão os procedimentos operacionais padrão e as instruções de trabalho, assim como a “Permissão para Trabalho”. Mas qual a diferença entre Procedimento Operacional Padrão e Permissão para Trabalho?


O POP são documentos de padronização, semelhantes aos POP, com objetivo de indicar o modo correto e detalhado de se atuar na execução de tarefas-chave da organização; já a PT são aplicadas para assegurar e informar a todos dentro da empresa como que o trabalho é executado, zela pela segurança do trabalho e do bem-estar de todos e esclarece dúvidas comuns de segurança e das etapas do trabalho


O POP são documentos de padronização, semelhantes aos POP, com objetivo de indicar o modo correto e detalhado de se atuar na execução de tarefas-chave da organização; já a PT são desenvolvidas para validação de produtos, armazenamento de produtos e controle de estoque, por exemplo.


O POP é um documento oficial que detalha e declara todas as operações necessárias para a realização de uma atividade na empresa; já a PT são aplicadas para assegurar e informar a todos dentro da empresa como que o trabalho é executado, zela pela segurança do trabalho e do bem-estar de todos e esclarece dúvidas comuns de segurança e das etapas do trabalho


O POP é um documento oficial que detalha e declara todas as operações necessárias para a realização de uma atividade na empresa; já a PT são documentos de padronização, semelhantes aos POP, com objetivo de indicar o modo correto e detalhado de se atuar na execução de tarefas-chave da organização


O POP são desenvolvidas para validação de produtos, armazenamento de produtos e controle de estoque, por exemplo; já a PT são documentos de padronização, semelhantes aos POP, com objetivo de indicar o modo correto e detalhado de se atuar na execução de tarefas-chave da organização

(Marque a única alternativa correta) Qual é a técnica ou ferramenta apresentada na definição a seguir?

"Método, tipicamente com resultados fornecidos pela identificação de todos os desvios que possam conduzir a eventos perigosos ou a problemas operacionais. e de uma avaliação das conseqüências (efeitos) destes desvios sobre o processo".


APP


FMEA


APR


Análise de Risco


HAZOP

Os sistemas logísticos correspondem ao conjunto das atividades logísticas e que sempre são estruturadas de modo a se atingir um determinado nível de serviço ao cliente, focando o menor custo total possível – desde o ponto de origem (aquisição) ao ponto de consumo (clientes). Observe atentamente a Figura 1 a seguir, que destaca uma operação logística de distribuição e seus respectivos sistemas logísticos.

 

 

http://www.assistsoftware.com.br/images/foto_solucoes.jpg

Figura 1. Ilustração de um sistema logístico. Fonte: Assist Software (2019)

 

Para melhor gerir as operações do sistema logísticos, sistemas de gerenciamentos são indicados, uma vez que contribuem para melhorar continuamente as políticas, procedimentos e processos da sua organização. Em maioria, os sistemas de gerenciamento são softwares de inteligência analítica.

 

Considerando as diversas tecnologias de informação para logística, assinale a única alternativa correta que destaca dois sistemas de gerenciamento de inteligência analítica e podem ser aplicados em cadeias de suprimentos:


Extensive markup language e Enterprise resource planning


Gestão de frotas e Extensive markup language


Gestão de roteirização e Warehouse management system


Enterprise resource planning e Transportation Management System


Warehouse management system e Manufacturing Resources Planning

Páginas: 123456